sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Valentina Vladimirovna Tereshkova




Primeira mulher no espaço quer ir a Marte



"Se eu tivesse dinheiro, viajaria outra vez ao espaço, embora como turista, e também iria a Marte, inclusive com passagem só de ida", declarou Valentina Tereshkova, a primeira cosmonauta da história, que comemora 70 anos nesta terça-feira (06/03/2007).


Em 15 de junho de 1963, esta intrépida russa viajou ao espaço a bordo da nave soviética Vostok 6, retornando à Terra 71 horas depois, transformada em uma heroína.
Tereshkova, que tinha 26 anos na época, deu 48 voltas ao redor da Terra na incômoda cápsula de sua nave, na qual mal podia se movimentar. Após quebrar na segunda-feira cerca de vinte anos de "silêncio com a imprensa", Tereshkova revelou alguns segredos de sua histórica missão espacial.
Em particular, soube-se que o primeiro vôo ao espaço de uma mulher quase terminou em tragédia, já que a cosmonauta correu o risco de nunca retornar ao planeta.


Tereshkova, aos 26, a bordo da Vostok 6. 
"Aconteceu um erro no programa de vôo que levou o aparelho, a cada nova volta, a se afastar da Terra, ao invés de se aproximar", contou Tereshkova. Ela disse que apenas no segundo dia da missão conseguiram sanar a falha no programa, a partir do Centro de Controle de Vôos de Moscou, e devolver a nave à órbita prevista.


Mãe de uma filha e avó de dois netos, Tereshkova participou do sexto vôo tripulado da União Soviética ao espaço.
Por causa de seu aniversário, ela foi recebida hoje pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, em sua residência de Novo-Ogariovo, nos arredores de Moscou.
"Seu vôo espacial foi e continua sendo objeto de orgulho do povo soviético e russo", disse o chefe do Kremlin a Tereshkova, a quem presenteou com um ramo de flores e um quadro.

Um comentário:

  1. Antonio Carlos Rodrigues de Oliveira23 de setembro de 2012 às 14:08

    Sem dúvida alguma,ela representou e para sempre será tida como uma mulher intrépida,extremamente dedicada à dificilima missão da conquista espacial,aliás,a primeira mulher,em um momento ainda experimental dos vôos!!! É um símbolo não apenas soviético,mas um símbolo,uma heroína mundial!! Dez vivas a essa corajosa,linda e inigualável mulher!!!

    ResponderExcluir